quarta-feira, 10 de setembro de 2008

LHC em números


curiosidades sobre o LHC


Está todo mundo falando do maior acelerador de particulas do mundo, alguns dizendo que o mundo vai acabar.
Eu até fui dormir mais cedo, para caso acabasse eu não chegasse com cara de sono no céu, com olheiras e tals.
O Fugita do TechBits enviou um link via Twitter, com um artigo da Nature bem interessante "LHC by the numbers" eu poderia até postar os números traduzidos aqui, mas creio que minha tradução seria bem mais porca que as dos tradutores online.
Então vou postar alguns números só, se vocês quiserem conferir os outros clique aqui para ver o artigo em inglês ou aqui para vê-lo traduzido pelo Google Translator.
Vamos a alguns:

• A circuferência do LHC é de 27 Km
• A massa de protóns que circulam no LHC é de 0,00000000047 gramas
• A construção do LHC teve um custo de US$ 4,1 bilhões
• Foi necessário 14 anos para a construção do LHC
• Mais ou menos 6 milhões de DVDs é o necessário para armazenar todos os dados gerados pelo LHC

Lá também há alguns dados comparativos, como por exemplo:

• 13 anos foi o tempo necessário para a construção do Big Ben (o famoso relógio)
• 4 milhões de DVDs empilhados um em cima do outro é o que corresponde a altura de 6,9 Km
• O custo para a contrução do USS Ronald Regan (porta-aviões ) foi de US$ 4,5 bilhões

LoL, adoro esses tipos de curiosidades :)

Um comentário: