quinta-feira, 24 de maio de 2007

Dell lança três PCs com sistema operacional Linux Ubuntu




Primeiros dois desktops e notebook com Linux voltados ao consumo chegam ao mercado

A Dell lança oficialmente nesta quinta-feira (24/05) seus três primeiros PCs para consumo rodando Linux Ubuntu 7.04, sendo dois deles desktops e um notebook Inspiron E1505n.

Outros fabricantes de PCs, incluindo HP e Lenovo, vendem computadores com Linux, mas principalmente máquinas customizadas, já que a demanda no varejo é muito maior para equipamentos com Windows.

Os PCs estarão disponíveis nos Estados Unidos, pelo site da Dell. O laptop custa a partir de 599 dólares, enquanto os dois desktops Dimension E520 e XPS 410n, começam em 599 dólares e 849 dólares, respectivamente. Como base de comparação, um XPS 410 com Windows Vista Premium custa a partir de 899.

O Ubuntu 7.04, distribuição Linux escolhida para os PCs Dell no início deste mês, é o sistema que roda no laptop pessoal de Michael Dell, presidnete do conselho e CEO da companhia.

A oferta de PCs com Linux é resultado de feedbacks dos usuários no site de idéias da Dell. Mais de 100 mil usuários opinaram sobre o uso do sistema operacional livre nos computadores da fabricante.

Os três computadores usam processador Intel Core 2 Duo. Os desktops têm memória RAM de 1GB (gigabyte) e disco rígido de 250GBs, enquanto o laptop tem RAM de 512MB (megabytes) e 80GB de disco rígido.

A Dell oferece suporte a hardware pelos canais tradicionais e suporte básico a software por meio de vários sites e fóruns dedicados a Linux. A Canonical oferece upgrade de serviço pelo seu site.

A companhia também criou o Dell Linux Forum para que os usuários encontrem recursos, soluções de problemas e possam discutir questões ligadas ao seu novo PC.

No Brasil, a Dell ainda não divulgou planos de lançar equipamentos com Linux.

Via: PC WORLD

Nenhum comentário:

Postar um comentário