sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

O erótico em evidência


Vai começar 2008 na europa?
Então fique por dentro. Pela primeira vez na história francesa a Biblioteca Nacional da França (BNF), em Paris, faz uma exposição com um material escondido por 150 anos do público. Isso porque, os franceses da época consideravam o conteúdo imoral. São cinco séculos de erotismo que vêm a tona.

A mostra O Inferno da Biblioteca – Eros em Segredo expõe fotografias, desenhos e textos. Ao todo, são cerca de duas mil obras literárias, reunindo imagens do séc. XVI até o séc. XX.

Mas por que deste nome? Em 1844, para catalogar as obras consideradas obscenas e impróprias, a biblioteca criou o apelido de “Inferno” e as deixou arquivadas dentro de uma sala. Para se ter uma noção da tamanha proibição das artes, para consultar os tais materiais fazia-se necessário obter um pedido do comitê organizador.

“A decisão de impedir o acesso aos livros eróticos não era do poder público e sim dos próprios bibliotecários. No século 19, a BNF se tornou um local público para leitura e, como existia um certo puritanismo, as pessoas queriam evitar que livros ousados circulassem por todas as mãos”, disse Marie-Françoise Quignard, uma das curadores da exposição à rede BBC.

Passou-se o tempo, e em 1983 as regras que dificultavam o acesso foram restritas, porém, o grande público continuou sem conhecer as obras.



Uma das curiosidades da exposição é o "Almanaque dos endereços das donzelas de Paris", "l'Almanach des adresses des demoiselles de Paris", com suas tarifas e suas especialidades, só que em 1791. Obras de artistas de peso foram mantidos no Inferno, tais como: Guillaume Apollinaire, Pierre Mac Orlan, Georges Bataille, Pierre Lous, entre outros.

A exposição acontece até o dia 02 de março e é proibida para menores de 16 anos.

SERVIÇO
Biblioteca Nacional da França
Quai François-Mauriac
75706 Paris Cedex 13
Tel : 33(0)1 53 79 59 59

Nenhum comentário:

Postar um comentário